Quero me inscrever

Inscreva-se para Graduação:

Inscreva-se para Pós-Graduação:

Líderes Estudar 2020

Conquiste sua bolsa de estudos para as melhores universidades do mundo. Faça parte da rede de líderes da Fundação Estudar que está transformando o Brasil.

Quero me inscrever

O que é o Programa de Líderes?

É para apoiar, reunir e desenvolver os jovens mais promissores do Brasil que ele existe. O mais concorrido processo seletivo de jovens do país recebe cerca de 80.000 candidatos todo ano. Ao final de cada processo seletivo, algumas dezenas de jovens selecionados recebem sua bolsa de estudos e passam a receber todo o suporte que a Comunidade de Líderes oferece, para que possam gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.

O PDL é o programa pioneiro da Fundação Estudar que, desde de 1991, já formou 702 líderes brasileiros.

Quero me inscrever

Fazer parte da Comunidade de Líderes é...

Fazer parte da Comunidade de Líderes é...

muito além de receber apoio financeiro para estudar na universidade dos sonhos. É receber todo apoio necessário para se desenvolver: mentoria, conexão com grandes executivos, cursos, fóruns e diversas outras atividades focadas no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo isso rodeado de Gente Boa protagonista da própria história, com quem cada líder tem a oportunidade de se conectar.

Fazer parte da Comunidade de Líderes é também ser sócio e responsável pela expansão do impacto da Fundação Estudar para mais pessoas!

Quero me inscrever

“O melhor da Fundação Estudar é que, ao conviver com tantas pessoas que fizeram coisas incríveis, nossa barra sobe. A gente olha pro lado e vê que criar uma grande empresa, mudar um mercado ou fazer pesquisas revolucionárias são objetivos alcançáveis. Coragem e motivação são componentes essenciais das grandes transformações do mundo. E ficar perto dos bons exemplos, como acontece na FE, aumentam nossa coragem e nossa motivação pela transformação.”

André Penha, Líder 2010, co-fundador do Quinto Andar.

“O programa de mentoria e o suporte dado pela Fundação Estudar vêm me desafiando a pensar em novas possibilidades que antes eu não havia cogitado para meu futuro. O contato com histórias incríveis através da rede construída pelo programa me inspira constantemente. Espero que cada vez mais jovens de diferentes realidades se interessem por esta oportunidade, para que juntos possamos construir uma rede ainda mais diversa.”

Lorenna Vilas Boas, Líder 2018, estudante de engenheira elétrica pela UFBA.

“Para muito além do que uma fundação que apoia pessoas a encontrarem seu propósito e colocá-lo em prática, a Estudar para mim é uma grande catalisadora de lideranças que vão transformar o Brasil em todas as áreas. Juntar gente boa pra fazer algo bom é o que podemos fazer de melhor no mundo e é o que a Estudar faz melhor!”

Felipe Rigoni, Líder 2017, deputado federal pelo Espírito Santo.

Quem pode participar?

Quem pode participar?

Você que é inquieto(a), acredita que pode transformar o país, tem postura de execução, sonha grande e quer deixar seu legado, buscando conhecimento de ponta.

Para fazer parte você precisa ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos, de qualquer área de atuação, apresentar excelência acadêmica e querer gerar transformações positivas para o país.

Você também deve estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:

  • Graduação completa no Brasil
  • Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior
  • Graduação completa no exterior
  • Pós-graduação no exterior
Quero me inscrever

Inscrições Abertas

até 30/03

Se você acredita que pode transformar o país, tem postura de execução, sonha grande e quer deixar seu legado a partir do conhecimento, inscreva-se no programa Líderes Estudar 2020.

Se inscrevendo via Facebook ou Gmail, em alguns cliques você já inicia o processo. Se preferir, você pode se inscrever cadastrando-se no portal Na Prática da Fundação Estudar.

Para mais detalhes, acesse o regulamento .

Etapas de Seleção

O processo de seleção é composto por seis etapas consecutivas e eliminatórias. As quatro primeiras etapas são realizadas via internet e as etapas 5 e 6 são presenciais.

Eu tenho uma pergunta

A bolsa de estudos é concedida para cobrir o pagamento do curso e/ou despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação e livros).

Lembrando que a bolsa pode variar de 5 a 95% do valor total solicitado pelo candidato, mediante às necessidades financeiras do candidato e decisão do conselho, na etapa final do processo.

Desde que você possa participar presencialmente da etapa final do processo seletivo, pode sim.

Não. O candidato pode participar do processo seletivo mesmo se receber bolsa de outra organização.

Não. A atuação do programa é transversal, valorizando a formação de Gente Boa nas mais diversas áreas de atuação, seja em universidades do Brasil ou fora dele. A área de atuação, o processo de inscrição e aprovação é de total responsabilidade do candidato.

Você pode se inscrever e indicar, na ficha de inscrição, quais são as universidades para as quais você já se candidatou, das quais está aguardando resposta. Na etapa da entrega de documento, será necessária a apresentação dos comprovantes de sua aceitação/matrícula na universidade que pretende cursar. O candidato deve apresentar a carta, no máximo, até a etapa 5: o painel com ex-bolsistas.

Não há limite de renda para participar do programa. Uma das propostas de valor do programa é a rede do Líderes Estudar - que reúne pessoas que sonham grande, querem transformar o país e deixar um legado para futuras gerações. Dentro da Comunidade, os jovens são conectados a grandes líderes, que servirão de exemplo para inspirá-los a fazer sempre mais e melhor.

O valor é de 75 reais para inscrições nos programas de graduação e 150 reais para inscrições nos programas de pós-graduação.

Sim! Os candidatos que não tiverem condições de pagar a taxa de participação podem fazer o pedido de isenção, disponível aqui no site, durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.

São 6 etapas consecutivas e eliminatórias:

  1. Inscrição
  2. Testes de perfil e lógica e análise da trajetória
  3. Avaliação de vídeo
  4. Entrevista de competências
  5. Painel com ex-bolsistas (presencial em São Paulo)
  6. Entrevista final (presencial em São Paulo)

O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. O valor da bolsa pode variar (de 5% a 95%) em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.

A aprovação dos Líderes Estudar 2020 está prevista para junho de 2020.

Todas as comunicações acerca do processo via e-mail, serão realizadas pela Fundação Estudar, a partir do endereço de e-mail que você cadastrar na inscrição. (Acesse sua caixa de spam com frequência para garantir que nenhum comunicado se perca!)

O candidato que participar da etapa painel com ex-bolsistas terá o direito de receber feedback, positivo ou negativo, desde que solicitado. A Estudar não se compromete em fornecer feedback aos demais candidatos que forem desclassificados em etapas anteriores.

Sim, o candidato que tem conclusão do curso prevista a partir de dezembro de 2020 pode se inscrever, independente de já ter tentado o processo anteriormente.

Ao selecionar seus Líderes, a Estudar espera que eles aproveitem as oportunidades oferecidas e, também, se mostrem comprometidos com a Estudar e com o Brasil. É fundamental que cada selecionado assuma a responsabilidade quanto ao futuro da Estudar. É esperado de cada membro da Comunidade de Líderes:

- Doação à instituição, pelo menos, do valor original da bolsa recebida, para que outros estudantes sejam beneficiados;

- Participação ativa nos projetos para desenvolvimento das pessoas envolvidas na Comunidade de Líderes e toda a Rede da Fundação Estudar;

- Compartilhamento da sua experiência e sucesso com outros Líderes, participando e promovendo as atividades da Estudar na sua área e setor de atuação e, consequentemente, no Brasil.