00 dias 00 horas

   Programa de Bolsas       Líderes Estudar   

Faça parte da rede de talentos brasileiros que têm acesso ao conhecimento de ponta das melhores universidades do mundo e a uma rede de apoio vitalício

Faça sua Inscrição

Uma comunidade presente nas melhores universidades do mundo

Nos últimos 30 anos 20% dos Líderes Estudar de graduação completa no Brasil são das 10 melhores universidades brasileiras e 52% dos Líderes Estudar são das 31 melhores universidades americanas

Assista e conheça 
nosso programa!

Nosso objetivo é  apoiar, reunir e desenvolver   jovens promissores do país para que possam gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.

Para quem é o programa?

Benefícios que fazem parte do programa

Jovens que acreditam que podem transformar o Brasil, que tem postura de execução, sonham grande, querem deixar legados e estão buscando conhecimento de ponta.

PRÉ-REQUISITOS

Ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos

Apresentar excelência acadêmica

Estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:

- Graduação completa no Brasil;

- Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior;

- Graduação completa no exterior;

- Pós-graduação no exterior.

Como funciona o processo de inscrição?

Conheça nossa comunidade de líderes

Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional.

20%

dos bolsistas são das 11 melhores universidades dos EUA

Helena Fernandes

Economics e Global Health and Health Policy

*dados de 2023

Dúvidas frequentes

A BOLSA DE ESTUDOS CONTEMPLA O QUE?
A bolsa de estudos é concedida para cobrir o pagamento do curso e/ou despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação e livros). Lembrando que a bolsa pode variar de 5 a 95% do valor total solicitado pelo candidato, mediante às necessidades financeiras do candidato e decisão do conselho, na etapa final do processo.
POSSO ME INSCREVER MESMO JÁ ESTUDANDO FORA DO PAÍS?
Sim, você pode se inscrever mesmo já tendo iniciado o curso. Porém, a etapa final será realizada presencialmente, logo, você deve considerar sua disponibilidade para estar em São Paulo quando solicitado.
RECEBI BOLSA DE OUTRA ORGANIZAÇÃO, ISSO ME IMPEDE DE CONCORRER A BOLSA DA FUNDAÇÃO ESTUDAR?
Não. O candidato pode participar do processo seletivo mesmo se receber bolsa de outra organização.
POR QUE A FUNDAÇÃO ESTUDAR ESTABELECE LIMITE DE 34 ANOS DE IDADE NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSAS DE LÍDERES ESTUDAR?
Investimos no desenvolvimento do Brasil por meio do incentivo à educação e à formação de jovens com potencial de liderança e transformação. Para melhor buscar esse objetivo, faz-se necessário estabelecer um público-alvo, garantindo assim foco na atuação. Contudo, desejamos e recomendamos aos candidatos não contemplados nesses pré-requisitos que busquem instituições com um escopo complementar ao da Fundação Estudar e que, dessa maneira, possam melhor atender às suas necessidades. Você pode encontrar uma relação de instituições que oferecem apoio aos estudos e bolsas de estudos no site Estudar Fora.
EXISTEM RESTRIÇÕES DE UNIVERSIDADES E CURSOS?
Não. A atuação do programa Líderes Estudar é transversal, valorizando a formação de Gente Boa nas mais diversas áreas de atuação, seja em universidades do Brasil ou fora dele. A área de atuação, o processo de inscrição e aprovação é de total responsabilidade do candidato. .
POSSO PARTICIPAR SEM TER A CARTA DE ACEITAÇÃO OU COMPROVANTE DE MATRÍCULA DA UNIVERSIDADE?
Você pode se inscrever e indicar, na ficha de inscrição, quais são as universidades para as quais você já se candidatou, das quais está aguardando resposta. Na etapa da entrega de documento, será necessária a apresentação dos comprovantes de sua aceitação/matrícula na universidade que pretende cursar. O candidato deve apresentar a carta, no máximo, até a etapa 3: o painel com Líderes Estudar.
SÓ QUEM TEM BAIXA RENDA PODE PARTICIPAR?
Não há limite de renda para participar do programa. Uma das propostas de valor do programa é a rede de Líderes Estudar - que reúne pessoas que sonham grande, querem transformar o país e deixar um legado para futuras gerações. Dentro da Comunidade, os Líderes Estudar são conectados a grandes líderes, que servirão de exemplo para inspirá-los a fazer sempre mais e melhor.
QUAL É O VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO?
O valor é de 75 reais para inscrições nos programas de graduação e 150 reais para inscrições nos programas de pós-graduação.
É POSSÍVEL CONSEGUIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?
Sim! Os candidatos que não tiverem condições de pagar a taxa de participação podem fazer o pedido de isenção, disponível aqui no site, durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DE SELEÇÃO DO PROGRAMA LÍDERES ESTUDAR?
São 4 etapas consecutivas e eliminatórias: Inscrição: testes de perfil e de lógica, análise da trajetória e avaliação de vídeo; Entrevista de competências e de aprofundamento técnico, quando necessário; Painel online com Líderes Estudar; Painel final;
QUAL É O VALOR DA BOLSA OFERECIDA?
O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. O valor da bolsa pode variar (de 5% a 95%) em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.
QUAL É O PRAZO FINAL PARA A DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS?
A aprovação dos Líderes Estudar 2024 está prevista para junho de 2024.
COMO SABER SE FUI APROVADO?
Todas as comunicações acerca do processo via e-mail, serão realizadas pela Fundação Estudar, a partir do endereço de e-mail que você cadastrar na inscrição. (Acesse sua caixa de spam com frequência para garantir que nenhum comunicado se perca!)
POSSO PARTICIPAR DA SELEÇÃO POR MAIS DE UMA VEZ?
Sim, o candidato que tem conclusão do curso prevista a partir de dezembro de 2023 pode se inscrever, independente de já ter tentado o processo anteriormente.
PRECISO RESTITUIR MINHA BOLSA?
Ao selecionar seus Líderes, a Fundação Estudar espera que eles aproveitem as oportunidades oferecidas e, também, se mostrem comprometidos com a Fundação Estudar e com o Brasil. É fundamental que cada selecionado assuma a responsabilidade quanto ao futuro da Fundação Estudar. É esperado de cada membro da Comunidade de Líderes: Doação à instituição, pelo menos, do valor original da bolsa recebida, para que outros estudantes sejam beneficiados; Participação ativa nos projetos para desenvolvimento das pessoas envolvidas na Comunidade de Líderes e toda a Rede da Fundação Estudar; Compartilhamento da sua experiência e sucesso com outros Líderes Estudar, participando e promovendo as atividades da Fundação Estudar na sua área e setor de atuação e, consequentemente, no Brasil.
ATÉ QUANDO VÃO AS INCRIÇÕES PARA O PROGRAMA LÍDERES ESTUDAR?
Até 07 de abril de 2024.

MENTORIAS COM EXPERTS

Acelere a sua carreira com a ajuda de quem já trilhou o caminho que você quer percorrer

BOLSA DE ESTUDO

Apoio financeiro para cobrir o pagamento do curso e despesas de manutenção, como moradia, alimentação, transportes e livros.

EVENTOS DE CONEXÃO E DESENVOLVIMENTO

Participe de eventos exclusivos para a rede da Fundação Estudar

ACESSO EXCLUSIVO À COMUNIDADE DE LÍDERES

Faça parte de uma rede de apoio em estudo e carreira formada por grandes talentos brasileiros.

1. Inscrição

Preenchimento de testes de perfil e de lógica, trajetória e envio de um vídeo;

2. Entrevista de Competências

Entrevista individual com avaliador(a) para conhecer a trajetória e resultados dos candidatos.

3. Painel com ex-bolsistas

Entrevista conduzida por ex-bolsistas com 4 ou mais candidatos para aprofundamento da trajetória.

4. Entrevista Final

Entrevista conduzida pelo Conselho da Fundação Estudar para aprofundamento da trajetória

Mais que um programa de bolsas, uma comunidade.

16%

são empreendedores da gestão privada

Gabriel Gelli Checchinato

Engenharia Mecatrônica

10%

são cientistas e acadêmicos

Giancarlo Moreira Gama

Master in Public Policy

Camily Pereira dos Santos

Chemical engineering - Stanford University 

Inscreva-seInscreva-seInscreva-seInscreva-se

Giancarlo Moreira Gama

Master in Public Policy - University of Oxford

A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo
 à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

PATROCINADORES:

A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Prepare-se para o Programa de Bolsas Líderes Estudar

Se você ainda não se sente preparado para a aplicação no Programa de Bolsas explore nossos conteúdos de desenvolvimento e descubra como se preparar.

Você sabia que 23% dos Líderes aprovados em 2023 já haviam participado do processo seletivo nos anos anteriores? Você pode se capacitar para o processo de aplicação através da nossa variedade de programas e recursos projetados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, independentemente de onde você esteja em sua jornada educacional.

Construa seu futuro junto aos melhores

Uma rede vitalícia de excelência e apoio mútuo para impulsionar sua carreira ao longo da vida.

Ao se tornar um Líder Estudar, você ganha acesso a uma rede vitalícia de mais de 700 talentos brasileiros que estão impactando diversos setores.

Nossa plataforma online e eventos presenciais proporcionam um ambiente dinâmico e inspirador, onde você pode se envolver em discussões significativas, participar de mentorias personalizadas e expandir sua rede de contatos com pessoas influentes em suas áreas de atuação.

A Comunidade de Líderes Estudar é mais do que uma simples rede de contatos; é um verdadeiro ecossistema de apoio e colaboração, pronto para impulsionar o seu sucesso e o sucesso de todos os seus membros.

Inscreva-se
Conheça outros Programas da Fundação Estudar

Receba sua bolsa de estudos de até 95%

Com a sua bolsa de estudos do Programa de Bolsas Líderes Estudar você poderá realizar o pagamento do curso e/ou despesas como moradia, transporte, alimentação e livros.

Inscreva-se

Se enquadram nessa categoria mestrado ou mestrado sanduíche, doutorado ou doutorado sanduíche e pós-doutorado. A duração mínima dos cursos deve ser de um ano letivo em período integral, sendo que para a versão sanduíche é exigida uma duração mínima de seis meses cursando no exterior.

PÓS-GRADUAÇÃO NO EXTERIOR

Inscreva-se
Inscreva-se

Curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em uma universidade brasileira ou bacharelados no exterior.

GRADUAÇÃO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Selecione abaixo qual categoria de estudos você está para iniciar sua inscrição. 

O programa está em fase de inscrições para a turma de 2024.

Não encontrou sua dúvida aqui? Manda um e-mail para a gente através do relacionamento@estudar.org.br que iremos ajudar!

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

Inscreva-se até 07 de abril.

00 days 00 hours 00 mins 00 secs