00 dias 00 horas

   Programa de Bolsas       Líderes Estudar   

Faça parte da rede de talentos brasileiros que têm acesso ao conhecimento de ponta das melhores universidades do mundo e a uma rede de apoio vitalício

Faça sua Inscrição

Uma comunidade presente nas melhores universidades do mundo

Nos últimos 30 anos 20% dos Líderes Estudar de graduação completa no Brasil são das 10 melhores universidades brasileiras e 52% dos Líderes Estudar são das 31 melhores universidades americanas

Assista e conheça 
nosso programa!

Nosso objetivo é  apoiar, reunir e desenvolver   jovens promissores do país para que possam gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.

Para quem é o programa?

Benefícios que fazem parte do programa

Jovens que acreditam que podem transformar o Brasil, que tem postura de execução, sonham grande, querem deixar legados e estão buscando conhecimento de ponta.

PRÉ-REQUISITOS

Ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos

Apresentar excelência acadêmica

Estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:

- Graduação completa no Brasil;

- Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior;

- Graduação completa no exterior;

- Pós-graduação no exterior.

Como funciona o processo de inscrição?

Conheça nossa comunidade de líderes

Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional.

20%

dos bolsistas são das 11 melhores universidades dos EUA

Helena Fernandes

Economics e Global Health and Health Policy

*dados de 2023

Dúvidas frequentes

A BOLSA DE ESTUDOS CONTEMPLA O QUE?
A bolsa de estudos é concedida para cobrir o pagamento do curso e/ou despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação e livros). Lembrando que a bolsa pode variar de 5 a 95% do valor total solicitado pelo candidato, mediante às necessidades financeiras do candidato e decisão do conselho, na etapa final do processo.
POSSO ME INSCREVER MESMO JÁ ESTUDANDO FORA DO PAÍS?
Sim, você pode se inscrever mesmo já tendo iniciado o curso. Porém, a etapa final será realizada presencialmente, logo, você deve considerar sua disponibilidade para estar em São Paulo quando solicitado.
RECEBI BOLSA DE OUTRA ORGANIZAÇÃO, ISSO ME IMPEDE DE CONCORRER A BOLSA DA FUNDAÇÃO ESTUDAR?
Não. O candidato pode participar do processo seletivo mesmo se receber bolsa de outra organização.
POR QUE A FUNDAÇÃO ESTUDAR ESTABELECE LIMITE DE 34 ANOS DE IDADE NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSAS DE LÍDERES ESTUDAR?
Investimos no desenvolvimento do Brasil por meio do incentivo à educação e à formação de jovens com potencial de liderança e transformação. Para melhor buscar esse objetivo, faz-se necessário estabelecer um público-alvo, garantindo assim foco na atuação. Contudo, desejamos e recomendamos aos candidatos não contemplados nesses pré-requisitos que busquem instituições com um escopo complementar ao da Fundação Estudar e que, dessa maneira, possam melhor atender às suas necessidades. Você pode encontrar uma relação de instituições que oferecem apoio aos estudos e bolsas de estudos no site Estudar Fora.
EXISTEM RESTRIÇÕES DE UNIVERSIDADES E CURSOS?
Não. A atuação do programa Líderes Estudar é transversal, valorizando a formação de Gente Boa nas mais diversas áreas de atuação, seja em universidades do Brasil ou fora dele. A área de atuação, o processo de inscrição e aprovação é de total responsabilidade do candidato. .
POSSO PARTICIPAR SEM TER A CARTA DE ACEITAÇÃO OU COMPROVANTE DE MATRÍCULA DA UNIVERSIDADE?
Você pode se inscrever e indicar, na ficha de inscrição, quais são as universidades para as quais você já se candidatou, das quais está aguardando resposta. Na etapa da entrega de documento, será necessária a apresentação dos comprovantes de sua aceitação/matrícula na universidade que pretende cursar. O candidato deve apresentar a carta, no máximo, até a etapa 3: o painel com Líderes Estudar.
SÓ QUEM TEM BAIXA RENDA PODE PARTICIPAR?
Não há limite de renda para participar do programa. Uma das propostas de valor do programa é a rede de Líderes Estudar - que reúne pessoas que sonham grande, querem transformar o país e deixar um legado para futuras gerações. Dentro da Comunidade, os Líderes Estudar são conectados a grandes líderes, que servirão de exemplo para inspirá-los a fazer sempre mais e melhor.
QUAL É O VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO?
O valor é de 75 reais para inscrições nos programas de graduação e 150 reais para inscrições nos programas de pós-graduação.
É POSSÍVEL CONSEGUIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?
Sim! Os candidatos que não tiverem condições de pagar a taxa de participação podem fazer o pedido de isenção, disponível aqui no site, durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DE SELEÇÃO DO PROGRAMA LÍDERES ESTUDAR?
São 4 etapas consecutivas e eliminatórias: Inscrição: testes de perfil e de lógica, análise da trajetória e avaliação de vídeo; Entrevista de competências e de aprofundamento técnico, quando necessário; Painel online com Líderes Estudar; Painel final;
QUAL É O VALOR DA BOLSA OFERECIDA?
O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. O valor da bolsa pode variar (de 5% a 95%) em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.
QUAL É O PRAZO FINAL PARA A DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS?
A aprovação dos Líderes Estudar 2024 está prevista para junho de 2024.
COMO SABER SE FUI APROVADO?
Todas as comunicações acerca do processo via e-mail, serão realizadas pela Fundação Estudar, a partir do endereço de e-mail que você cadastrar na inscrição. (Acesse sua caixa de spam com frequência para garantir que nenhum comunicado se perca!)
POSSO PARTICIPAR DA SELEÇÃO POR MAIS DE UMA VEZ?
Sim, o candidato que tem conclusão do curso prevista a partir de dezembro de 2023 pode se inscrever, independente de já ter tentado o processo anteriormente.
PRECISO RESTITUIR MINHA BOLSA?
Ao selecionar seus Líderes, a Fundação Estudar espera que eles aproveitem as oportunidades oferecidas e, também, se mostrem comprometidos com a Fundação Estudar e com o Brasil. É fundamental que cada selecionado assuma a responsabilidade quanto ao futuro da Fundação Estudar. É esperado de cada membro da Comunidade de Líderes: Doação à instituição, pelo menos, do valor original da bolsa recebida, para que outros estudantes sejam beneficiados; Participação ativa nos projetos para desenvolvimento das pessoas envolvidas na Comunidade de Líderes e toda a Rede da Fundação Estudar; Compartilhamento da sua experiência e sucesso com outros Líderes Estudar, participando e promovendo as atividades da Fundação Estudar na sua área e setor de atuação e, consequentemente, no Brasil.
ATÉ QUANDO VÃO AS INCRIÇÕES PARA O PROGRAMA LÍDERES ESTUDAR?
Até 07 de abril de 2024.

MENTORIAS COM EXPERTS

Acelere a sua carreira com a ajuda de quem já trilhou o caminho que você quer percorrer

BOLSA DE ESTUDO

Apoio financeiro para cobrir o pagamento do curso e despesas de manutenção, como moradia, alimentação, transportes e livros.

EVENTOS DE CONEXÃO E DESENVOLVIMENTO

Participe de eventos exclusivos para a rede da Fundação Estudar

ACESSO EXCLUSIVO À COMUNIDADE DE LÍDERES

Faça parte de uma rede de apoio em estudo e carreira formada por grandes talentos brasileiros.

1. Inscrição

Preenchimento de testes de perfil e de lógica, trajetória e envio de um vídeo;

2. Entrevista de Competências

Entrevista individual com avaliador(a) para conhecer a trajetória e resultados dos candidatos.

3. Painel com ex-bolsistas

Entrevista conduzida por ex-bolsinhas de 4 ou mais candidatos no grupo para aprofundamento da trajetória

4. Entrevista Final

Entrevista conduzida pelo Conselho da Fundação Estudar para aprofundamento da trajetória

Mais que um programa de bolsas, uma comunidade.

16%

são empreendedores da gestão privada

Pedro Siciliano Peixoto

MBA

10%

são cientistas e acadêmicos

Giancarlo Moreira Gama

Master in Public Policy

Camily Pereira dos Santos

Chemical engineering - Stanford University 

Inscreva-seInscreva-seInscreva-seInscreva-se

Giancarlo Moreira Gama

Master in Public Policy - University of Oxford

A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo
 à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

PATROCINADORES:

A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Prepare-se para o Programa de Bolsas Líderes Estudar

Se você ainda não se sente preparado para a aplicação no Programa de Bolsas explore nossos conteúdos de desenvolvimento e descubra como se preparar.

Você sabia que 23% dos Líderes aprovados em 2023 já haviam participado do processo seletivo nos anos anteriores? Você pode se capacitar para o processo de aplicação através da nossa variedade de programas e recursos projetados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, independentemente de onde você esteja em sua jornada educacional.

Construa seu futuro junto aos melhores

Uma rede vitalícia de excelência e apoio mútuo para impulsionar sua carreira ao longo da vida.

Ao se tornar um Líder Estudar, você ganha acesso a uma rede vitalícia de mais de 700 talentos brasileiros que estão impactando diversos setores.

Nossa plataforma online e eventos presenciais proporcionam um ambiente dinâmico e inspirador, onde você pode se envolver em discussões significativas, participar de mentorias personalizadas e expandir sua rede de contatos com pessoas influentes em suas áreas de atuação.

A Comunidade de Líderes Estudar é mais do que uma simples rede de contatos; é um verdadeiro ecossistema de apoio e colaboração, pronto para impulsionar o seu sucesso e o sucesso de todos os seus membros.

Inscreva-se
Conheça outros Programas da Fundação Estudar

Receba sua bolsa de estudos de até 95%

Com a sua bolsa de estudos do Programa de Bolsas Líderes Estudar você poderá realizar o pagamento do curso e/ou despesas como moradia, transporte, alimentação e livros.

Inscreva-se

Se enquadram nessa categoria mestrado ou mestrado sanduíche, doutorado ou doutorado sanduíche e pós-doutorado. A duração mínima dos cursos deve ser de um ano letivo em período integral, sendo que para a versão sanduíche é exigida uma duração mínima de seis meses cursando no exterior.

PÓS-GRADUAÇÃO NO EXTERIOR

Inscreva-se
Inscreva-se

Curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em uma universidade brasileira ou bacharelados no exterior.

GRADUAÇÃO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Selecione abaixo qual categoria de estudos você está para iniciar sua inscrição. 

O programa está em fase de inscrições para a turma de 2024.

Não encontrou sua dúvida aqui? Manda um e-mail para a gente através do relacionamento@estudar.org.br que iremos ajudar!